Lidar com os problemas técnicos do ESTA

Problemas no sítio Web do ESTA

O Sistema Eletrónico de Autorização de Viagem(ESTA) é um sistema de aplicação em linha criado para pré-selecionar as pessoas que viajam para os EUA por navio ou avião antes do embarque. O ESTA foi iniciado no primeiro trimestre de 2019 e funciona ao abrigo do Programa de Isenção de Vistos(VWP). Com uma taxa de aprovação entre 24-72 horas, o ESTA é uma forma fácil para os visitantes americanos obterem uma autorização de viagem para entrar nos Estados Unidos.

Quem deve candidatar-se?

  1. Pessoas que ainda não têm um visto de visitante para os Estados Unidos
  2. Nacionais ou cidadãos elegíveis de um país abrangido pelo Programa de Isenção de Vistos
  3. Pessoas que pretendem solicitar uma nova autorização para um indivíduo ou um grupo de requerentes
  4. Pessoas que viajam por 90 dias ou menos
  5. Pessoas que planeiam viajar para os EUA em lazer ou em negócios

Questões de acessibilidade do sítio Web do ESTA

No entanto, durante o processo de candidatura, podem surgir problemas técnicos. As falhas podem ser causadas por vários factores. Antes de tentar aplicar, certifique-se de que o seu computador cumpre as normas de configuração definidas. Os requisitos do ESTA exigem que o browser da Internet do utilizador suporte a encriptação de 128 bits e que o JavaScript esteja ativado. A versão mínima exigida do Windows é a 5.0 para utilizar o sítio Web ESTA. O seu navegador de Internet também tem de aceitar cookies. Se estiver a utilizar o Netscape, a sua versão tem de ser, no mínimo, a 6.2.

Se a sua configuração parece cumprir as normas do sítio Web, os problemas técnicos podem estar relacionados com o seu navegador Web ou firewall. Se tiver problemas com a aplicação, verifique se as suas definições de segurança da Internet estão correctas e se o seu software de segurança não está a bloquear a ligação ao sítio Web. Os fornecedores de serviços Internet (ISP) também podem bloquear alguns sítios Web. Nesse caso, terá de contactar o seu ISP.

Questões de validação do formulário ESTA

Números de telefone

Por vezes, o formulário de candidatura não aceita os números de telefone dos candidatos. Se tiver este problema, tente voltar a introduzir o seu número e certifique-se de que não inclui espaços ou caracteres especiais, como hífenes.

Números de passaporte

Por vezes, os sistemas também não aceitam os números de passaporte. Nesses casos, volte a introduzir o número, tendo o cuidado de evitar hífenes e espaçamentos. É preciso ter em conta que o sistema também não aceitará quaisquer caracteres especiais, incluindo os presentes nos nomes. O seu nome deve figurar tal como na zona de leitura ótica(MRZ) do passaporte. Trata-se das duas linhas compostas por chevrons e números na parte inferior da sua página de informações pessoais.

Erros na submissão do formulário ESTA

Se o sistema detetar erros em qualquer campo da submissão, rejeitará automaticamente a sua tentativa de passar à página seguinte. Resolver o erro e avançar. Por vezes, o sistema pode bloquear, impedindo-o de efetuar a sua candidatura. Nestes casos, o problema pode ser devido ao seu browser, o que significa que poderá ter de utilizar um computador ou um browser diferente.

Ao verificar a situação do seu ESTA, se receber uma mensagem de pedido a indicar que já existe um pedido com um número de passaporte semelhante, isso significa que já apresentou um pedido anteriormente e que o pedido ainda é válido. A validade de um pedido no ESTA é normalmente de 30 dias. No entanto, se houver alguma informação biográfica incorrecta no pedido anterior, este torna-se inválido e terá de ser alterado.

Erros de pagamento ESTA

Nos casos em que ocorrer um erro de pagamento, tente utilizar um cartão de débito ou de crédito diferente. Em alternativa, pode também contactar o seu banco para obter mais informações sobre os motivos da recusa da cobrança. Também pode tentar novamente a sua candidatura utilizando um navegador Web diferente ou um dispositivo com acesso à Internet se continuar a ter problemas de pagamento ou quaisquer outros problemas.

Nesse caso, clique em continuar e prossiga com a sua candidatura. A Lei de Promoção de Viagens de 2009 propõe uma taxa para todos os pedidos de ESTA. Por cada novo envio, ser-lhe-á cobrado o seguinte:

  1. Taxa de processamento: Ao solicitar uma autorização de viagem eletrónica, será cobrada ao pedido a taxa de processamento.
  2. Taxa de autorização: A receção de uma autorização aprovada ao abrigo do Programa Visa Waiver terá um custo adicional que será cobrado no seu cartão de débito ou crédito.

Se a sua autorização de viagem for recusada, ser-lhe-á cobrado apenas o processamento do pedido. As taxas de transação adicionais pagas pelos candidatos por terceiros não são reembolsáveis.

Obter ajuda para outros erros

Para qualquer outro erro técnico, visite a página de perguntas e respostas do CBP para ver se o seu problema tem uma resolução no sítio Web. Se não encontrar uma solução, clique em (Ask Question) na página do centro CPB INFO. Recomenda-se que escreva os seus problemas técnicos em inglês e que inclua os dados do seu dispositivo de navegação na Internet (por exemplo, computador portátil ou smartphone) e do seu programa de navegação (por exemplo, Chrome).