Problemas técnicos no sítio Web que podem atrasar a sua candidatura ao ESTA

Atrasos no processamento do sítio Web do ESTA

Não é frequente as pessoas terem problemas com o sítio Web ESTA, mas quando isso acontece, é extremamente frustrante – especialmente para os viajantes que têm um horário apertado. No entanto, é preciso aceitar que qualquer sistema em linha terá, de vez em quando, falhas técnicas, sobretudo se suportar um número tão elevado de utilizadores. Dito isto: o sistema ESTA tem um historial impressionante de tempo de funcionamento superior a 99%.

O CBP (Custom and Border Protection) normalmente efectua actualizações vitais e tarefas de manutenção no website ESTA durante os fins-de-semana, mais frequentemente nas manhãs de Sábado (GMT) quando é cerca da meia-noite nos Estados Unidos.

Enquanto este trabalho é efectuado, o sítio Web fica normalmente indisponível entre 1 e 10 horas. A infeliz realidade é que, durante estas interrupções, não é possível às pessoas que pretendem viajar para os Estados Unidos obterem uma autorização prévia e podem ser obrigadas a adiar a sua viagem.

O que é que uma pessoa que está ocupada com um pedido ESTA deve fazer se tiver problemas?

Se tiver problemas técnicos ou outras questões com o sítio Web ESTA, o seguinte poderá ajudar:

  1. Limpar os dados de navegação (cache do browser). No Google Chrome, tem de clicar nos três pontos verticais no canto superior direito do ecrã, selecionar Mais ferramentas e, em seguida, escolher Limpar dados de navegação. O seu browser específico pode ser diferente.
  2. Agora abra novamente o sítio Web ESTA
  3. Tente enviar a sua candidatura mais uma vez

Se os passos acima indicados não funcionarem e não houver qualquer indicação no sítio Web do ESTA de quando estará novamente operacional, tente mudar para um browser diferente. Se tudo o resto falhar, pode também tentar mudar para outro computador – talvez num local diferente, por exemplo, no seu trabalho – desde que a ligação à Internet seja estável e segura.

Outra opção é tentar enviar a aplicação a partir de um dispositivo móvel, como o seu smartphone ou tablet. Necessitará de um sinal forte e de uma ligação 3G, 4G ou 5G. Se nenhuma das opções anteriores funcionar, o seu último recurso é contactar o operador de cruzeiros ou a companhia aérea para o ajudar com o pedido.

Porque é que têm de atualizar o sítio Web ESTA com tanta frequência?

Há muitas razões pelas quais o ESTA pode ter de atualizar o seu sítio Web de tempos a tempos. Os exemplos incluem:

Actualizações planeadas: Normalmente, estas são anunciadas algumas semanas antes de serem implementadas.
Interrupções não planeadas: Estas ocorrem com muito menos frequência mas, quando acontecem, são normalmente não anunciadas.

As actualizações são vitais para garantir que o sítio Web ESTA está sempre a funcionar com a tecnologia mais recente. Isto garante que o armazenamento dos dados dos candidatos, os processos de pagamento, as verificações de dados e funções semelhantes são capazes de satisfazer as necessidades dos viajantes de todo o mundo.

Outra razão é a resolução de eventuais problemas de segurança relacionados com os viajantes que pretendem visitar os Estados Unidos. Um exemplo é acrescentar mais campos no formulário de candidatura para obter informações sobre as visitas anteriores de um candidato a territórios fora dos Estados Unidos. Um segundo exemplo é adicionar mais campos na página de pagamento para ajudar na verificação do cartão de crédito.

Que opções tenho se não puder esperar que o sítio Web do ESTA volte a funcionar antes de apresentar o meu pedido?

Os indivíduos que não podem, ou não querem, esperar que o sítio Web do ESTA volte a estar online podem enviar o seu pedido através de terceiros. Quando o fazem, os seus dados são armazenados e serão transmitidos ao sistema oficial assim que o sítio Web ESTA estiver novamente operacional. Note-se que, normalmente, é necessário pagar taxas adicionais a terceiros por este serviço.

Como posso ter a certeza de que os problemas do sítio Web não interferem com a minha candidatura?

Se quiser ter a certeza de que os problemas com o sítio Web do ESTA não afectarão a sua candidatura, a sua melhor opção é candidatar-se o mais cedo possível. Os problemas do sítio Web do ESTA são, pela sua própria natureza, frequentemente imprevisíveis. É por esta razão que os requerentes são aconselhados a enviar o seu pedido ao ESTA algumas semanas antes de planearem viajar para os Estados Unidos.

É bastante comum que as novas candidaturas sejam classificadas como “Pendentes”. Neste caso, o pedido pode demorar até 72 horas a ser tratado e a ser tomada uma decisão. Por conseguinte, se não se pode dar ao luxo de sofrer atrasos desnecessários, nunca deve deixar um pedido ESTA para menos de 72 horas antes da sua partida para os Estados Unidos.

Conclusão

Por último, mas definitivamente não menos importante, os viajantes nunca devem adiar o pedido do seu ESTA até ao último momento. Mesmo que alguém se candidate a um ESTA exatamente 72 horas antes da sua partida para os Estados Unidos, está a correr um enorme risco de ficar desapontado.

Os viajantes que querem realmente certificar-se de que não existem problemas com o seu pedido ESTA devem apresentá-lo o mais cedo possível – de preferência no momento em que têm uma data exacta para a sua partida para os Estados Unidos. Não há qualquer razão para não enviar um pedido ESTA semanas ou mesmo meses antes da data prevista. Ao apresentar o pedido muito antes da sua partida para os EUA, estará a garantir que, se o seu pedido for rejeitado, ainda terá tempo suficiente para pedir um visto americano.